logo RCN
NOTÍCIAS

Saúde de Joinville orienta sobre atendimento para pacientes com suspeita de dengue

  • SECOM-PMJ -

Para otimizar a assistência às pessoas com suspeita de dengue, a Secretaria da Saúde de Joinville (SES) criou um fluxo de atendimento de acordo com os sintomas apresentados.Para indivíduos que apresentarem dois ou mais sintomas, entre febre, dor no corpo, náuseas e vômito, dor de cabeça, manchas vermelhas ou roxas pelo corpo, a recomendação é buscar atendimento junto a uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF).

Já as pessoas que, além de pelo menos dois dos sintomas anteriores, também tiverem vômitos persistentes ou dor abdominal forte e contínua ou ainda sangramentos, devem se dirigir aos PA Norte ou nas UPAs Leste e Sul.Com a identificação correta dos sintomas, a população poderá buscar o local adequado para atendimento, de acordo com o seu quadro de saúde.

Após avaliação médica, o paciente poderá receber medicação apropriada e ter o exame laboratorial agendado para confirmação do diagnóstico.Em caso de dúvidas, o usuário também pode entrar em contato com o Ligue Saúde, pelo telefone 3481-5165. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A relação completa das Unidades Básicas de Saúde da Família está no site da Prefeitura de Joinville, no link http://bit.ly/ubsfjlle.

As Unidades de Pronto Atendimento 24 horas, são o PA Norte (rua Guilherme, s/nº - Costa e Silva), UPA Leste (rua Mafalda Laurindo, 262, Aventureiro) e UPA Sul (rua Monsenhor Gercino, s/n - João Costa).

Dengue em Joinville

Desde o início deste ano, foram notificados mais de 14 mil casos de suspeita de dengue. Desse total, cerca de 6,5 mil foram confirmados e aproximadamente 4,5 mil estão sob investigação.

Entre os bairros com mais casos de dengue confirmados estão o Petrópolis (1.113), Itaum (806) e Floresta (664).Já os bairros com maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, são o Aventureiro (577), Costa e Silva (329) e Petrópolis (321). Por meio do site joinville.sc.gov.br/dengue, a população pode acompanhar os números relacionados com casos da doença e focos do mosquito.

Prevenção e combate à dengue

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para tanto, a Secretaria da Saúde de Joinville atua continuamente com o trabalho dos agentes de campo em ações educativas, de fiscalização e combate aos focos.

Além dessas ações, também cabe à população a responsabilidade de combater a proliferação do mosquito da dengue, com medidas simples como eliminar água parada em locais que podem se tornar criadouros, tais como vasos de plantas, galões, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e, até mesmo, pequenos recipientes como tampas de garrafas.

Outra dica para evitar o contato com o mosquito é usar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, período em que o Aedes aegypti é mais ativo; utilizar repelentes e inseticidas, de acordo com as instruções do rótulo; e mosquiteiros para proteger pessoas que dormem durante o dia, como bebês, pacientes acamados e trabalhadores noturnos.





Projetos de punição para fura-filas empacam na Alesc Anterior

Projetos de punição para fura-filas empacam na Alesc

Fornecimento de água interrompido em sete bairros da zona Sul Próximo

Fornecimento de água interrompido em sete bairros da zona Sul

Deixe seu comentário